Como cobrar R$1.000,00 em uma consulta?



Você já deve ter lido ou visto uma pessoa gastar 250 mil dólares em uma bolsa como a Lana Mares Cleopatra Bag. A pergunta que surge é: Por que alguém gastaria esse valor? Será que o custo de fabricação dessa bolsa chega próximo a este valor? Eu tenho absoluta certeza que não. Mas existe um mistério que quero desvendar pra você neste vídeo. É o mistério da mente humana. 

Estudos modernos da escola de negócios de Harvard descobriram que toda decisão é emocional, não importa qual seja. Desde a escolha de um modelo de carro a escolha de um profissional de saúde. 

A maior evidência de que toda decisão é emocional é que existem pessoas que compram uma bolsa de R$250 mil dólares, se isso não fosse verdade, uma bolsa jamais custaria isso. 

Alguma vez você já comeu em um self-service barato? Estes, do tipo 12,90 o Kilo? Eu já. Uma coisa que me chamou atenção neste self-service foi que o arroz servido neste lugar tem exatamente a mesma marca de restaurantes onde o valor do prato não sai por menos de R$300,00. 

E por que isso acontece? No cérebro humano existe uma relação que fazemos que não conseguimos explicar de forma precisa. É a relação que fazemos entre preço e qualidade. 

Estudos sobre pricing mostram que os clientes são realmente sensíveis a preço, mas que esse preço quando muito baixo também pode contribuir para a perda do seu cliente. O que quero dizer com isso? 

Se você for comprar um carro por exemplo e o vendedor te informar as qualidades e os benefícios deste carro e no final ele te informar que este carro custa 1/3 do valor de outro carro da mesma categoria, é natural desconfiar desse automóvel. A primeira coisa que vem na sua cabeça não é: “Nossa que carro barato”. O que vem é: “Por que esse carro é tão barato”. Você começa a perguntar: “Será que não tem manutenção?” “Será que o carro não é durável”. “Será que ele é econômico”. "Será que tem boa potência?”. No final não tem nem coragem de tirar uma foto com o carro e postar nas redes sociais. O que irão pensar de você?

Agora veja quando o contrário acontece . O vendedor informa sobre o carro e diz que este carro custa 3 vezes mais do que um carro popular. A primeira coisa que vem na sua cabeça é: “Nossa, o que esse carro tem que o outro não tem?”. “Dever ter um motor potente!”. “Deve ter um bom valor de revenda!”. “Vocês permitem fazer test drive?”. E no final tira uma foto com ele e coloca no Instagram.

Para que você possa cobrar Mil reais em uma consulta, não é tão simples quanto parece. Se você passou sua carreira médica inteira cobrando 200 ou 300 reais, seus pacientes podem sentir e muito a diferença. É necessário criar uma métrica de escala de preços, mas principalmente criar experiências agregadas ao seu serviço. Já que toda decisão é emocional, é preciso despertar em seus clientes uma satisfação emocional elevada

Por exemplo: existem cervejas e cervejas. Uma custa 7,50 da marca Skol, outras que custam 1850 dólares como a Australiana Nail Brewing’s de 500ml. 

Uma coisa é fato, para você cobrar 1000 reais por uma consulta a coisa principal a fazer é você mudar de atitude. Você pode continuar sendo um prato de 12,90kg ou o de R$300,00. Ou um carro 3 vezes mais barato ou um 3 vezes mais caro. Uma Skol ou uma Nail Brewing’s. 

"Certamente, se você não se posicionar seu paciente já posicionou você”. 


Um abraço e até a próxima sugestão em saúde!

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