Elimine os descontos do seu consultório



Alo, alo doutores, tudo bem? Você já teve a oportunidade de ir aos E.U.A? Uma vez fui fazer uma compra em Orlando, California e cai na besteira de pedir um desconto. Fiquei quase 15 minutos tentando explicar para o vendedor o que era desconto. Até que no final ele entendeu que desconto era a forma de eu pagar menos pelo mesmo produto. E ele me disse: “e por que eu deveria aceitar isso?”. No Brasil temos a cultura dos descontos como em nenhum outro lugar do mundo. Já é quase natural comprar algo e pedir descontos.  Mas por que é assim? Eu suponho que a pessoa que está comprando pensa que quem está vendendo está agindo de má fé e que por isso pedir descontos fará com que este vendedor diminua sua falta de caracter.  Se você vai a uma loja de roupas pede e recebe descontos o que você pensa dela? Uns podem pensar: “Nossa que loja legal, eles sempre me fazem um agrado”. Mas na realidade é que eles nunca te deram o preço real, exatamente porque você pediria descontos.  Mas dar desconto é legal para um médico? O que isso pode te afetar?  Minha sugestão é: “se você está dando descontos na consulta pare agora”. Digo isso por 3 motivos óbvios.

  1. Seu paciente conhece outros pacientes e ele pode dizer que você fez isso por ele e não pelos os outros.

  2. O fato de você dar descontos está informando para o seu paciente que você é injusto cobrando o valor inteiro da consulta, se você pode dar descontos é porque não vale isso tudo.

  3. Nas relações de negocio não existe nada mais sensível do que preço. Uma vez alterada você sempre terá que mudar. Lembre-se das empresas de promoções do tipo Groupon, se o cliente utilizou o Groupon em uma empresa ele nunca terá o interesse de pagar o valor normal depois.

Por tanto anote: “Se seu cliente compra sem pedir descontos é porque ele reconhece cada centavo do seu verdadeiro valor”. 

Um abraço e até a próxima sugestão em saúde!

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